Pensando bastante em como inaugurar esse espaço aqui, decido falar sobre uma questão que pode parecer óbvia, mas na verdade não é: Por que fazer um Ensaio Fotográfico?
Antes, vamos apresentar o espaço. Aqui no blog a gente pretende criar um local de troca com vocês, falar sobre fotografia, sobre nossa rotina, sobre o que a gente pensa a respeito da vida, sobre assuntos polêmicos. Os textos serão assinados por mim, Cadu, e pela Emilly.
Pois bem, voltemos a nossa questão. Uma vez uma moça me disse: “Por que eu faria um ensaio, o que eu faria com as fotos depois?”.
A resposta é: Não se trata de fotos, mas sim, de uma experiência.
As fotos são apenas o produto final que te fará lembrar da experiência.
Exceto se você for modelo ou influencer digital e já vive comercialmente da sua imagem (nesse caso as fotos têm esse objetivo), mesmo assim a experiência toda tem seu peso, as vezes maior do que o resultado final.
E essa experiência tem como pontapé inicial o momento que você decide que quer fazer um ensaio, passa por todo o processo de escolha da locação, escolha do mood, make, roupas, acessórios, referências, preparações, a sessão de fotos, a escolha das fotos e linha de edição e termina com a entrega das imagens que podem ser digitais ou impressas.
Em posts específicos vamos falar sobre cada etapa desse processo.
Cada parte tem sua particularidade, suas expectativas, seu sabor e aquele friozinho gostoso na barriga. As vezes começamos a construir o ensaio juntos dias, semanas e até meses antes.
Percebam como não é sobre fotos, mas sim toda uma experiência. E nessa experiência a modelo é o centro das atenções. Tudo é pensado, planejado e dirigido para serem momentos deliciosamente divertidos e satisfatórios.
Fazer um ensaio fotográfico é viver uma experiência com momentos que, muitas vezes, representam quebras de paradigmas, quebra de tabus, desconstrução, reconstrução, afirmações e mudanças sobre como você se vê e como lida com o que as pessoas veem e pensam de ti.
É entrega, pois é permitir que o fotógrafo mostre o olhar que ele tem sobre você que, muitas vezes, mostra alguém que você sequer sabia que estava lá adormecida.
É sempre algo muito maior que as fotos!
Sobre as razões que te levam à decisão de contratar um ensaio, é sempre algo pessoal, subjetivo ou não, podemos citar dezenas deles: comemorar uma conquista, marcar uma mudança de vida, registrar um marco, baixa autoestima, autoestima explodindo, trabalho...
Ou ainda, a razão mais importante de todas: porque você quer, é dona do seu corpo e do seu dinheiro!
Ah, o que fazer com as fotos? Poste nas redes sociais, imprima, faça revista, álbum, quadro, poster... ou apenas guarde, são suas!
Cadu Batista