Sim gente, estou VIVO!
Faz tempo que não escrevo aqui, mas não é por falta de vontade e muito menos por falta de assunto.
A vida está extremamente corrida!
Esse negócio de dar uma de “Julius" (quem é da minha época sacou a referência) e ter dois empregos, na verdade tenho três, tem muitas vezes acabado comigo. Tenho realmente trabalhado demais.
Mas aqui estou para falar de um assunto bem legal e que eu sou apaixonado: FOTOS NO CHUVEIRO.
Nos últimos tempos muitas meninas têm pedido para fazer foto no chuveiro e tenho recebido bastante mensagem de fotógrafos perguntando como as fotos foram feitas e pedindo dicas, então resolvi escrever um pouquinho sobre o assunto aqui no nosso querido Blog.
Quer ver esse fotógrafo aqui feliz é falar: “Caduuu, quero fazer foto no chuveiro”. Se você está lendo este texto e já fez foto comigo assim com certeza está lembrando agora do sorrisão que eu dei quando ouvi essa frase.
Pode parecer que são fotos como todas as demais de uma sessão, porém existem macetes importantes para o sucesso e é fundamental um bom planejamento, inclusive antes da sessão.
Por isso, lá na fase de planejamento das fotos, quando nós estamos trocando referências, eu sempre pergunto (às vezes eu esqueço, verdade), se a cliente/modelo vai querer fazer foto no chuveiro.
Quando a resposta é sim, já temos duas tarefas iniciais.
O fotógrafo deve planejar o tempo da sessão e reservar no mínimo os 15 minutos finais para as fotos no chuveiro. Não são fotos que se faz rápido, se você não controla o tempo não vai dar tempo de arrumar a bagunça depois.
Outro ponto importante é lembrar a cliente/modelo de levar uma toalha limpa e uma sacolinha para colocar a roupa molhada (quando as fotos são feitas com alguma peça de roupa). Acreditem, já aconteceu da moça querer fazer foto e não ter toalha para se secar depois.
Chegamos então na hora da Sessão propriamente dita. Eu sempre reservo lá os 20 minutos finais para as fotos no chuveiro.
Uma coisa que o fotógrafo tem que ter consciência e sempre ser o mais claro possível com a cliente/modelo é que a gente sempre estará limitado às características de tamanho, luz e disposição física do chuveiro para fazer as fotos. Não adianta trazer aquela baita referência de foto linda em um chuveiro e prometer que vai fazer igual. Em 99% das vezes você não vai conseguir fazer uma foto igual ou talvez sequer parecida, pois o banheiro é diferente e a luz é diferente.
É sempre importante falar isso para a cliente/modelo para não frustrar expectativas.
Pare para lembrar das locações que você fotografou nos últimos meses e até nos banheiros em apartamento que você usou. Percebeu que a grande maioria deles não tem mais janelas?
Sim, na grande maioria das vezes você não terá luz natural. As vezes a luz artificial do banheiro é boa como nessa foto da Aline em que eu deixei só a luz focal do teto do chuveiro sobre ela, diminui a luz que vinha da janela atrás de mim fechando as cortinas e configurei minha câmera para fazer a foto mais subexposta propositadamente. O resultado foi incrível.
Mas na maioria das vezes eu crio minha luz de alguma forma usando flash ou o bastão de Led. O que também não é tão simples.
O Led funciona bem, limita muito os ângulos pois a imagem dele reflete no vidro do box. E não pense que você vai tirar esse reflexo na edição depois. Já tive essa maravilhosa ideia e foram dias editando foto com um resultado bem mais ou menos.
Mas funciona bem quando você consegue jogar a luz do Led por cima do Box, iluminando a cliente/modelo de cima para baixo como você em algumas fotos minhas.
Por fim, o Flash é uma ótima opção. Mas esqueça flash direto na cliente/modelo porque você terá uma luz muito dura (exceto se essa seja a intenção). Também é impossível montar um softbox dentro de um banheiro de apartamento, ou entra você ou entra o softbox.
Melhor solução é rebater o flash no teto. A luz desce de forma uniforme sobre a modelo e gera pouco reflexo no vidro. Mas já teve banheiros tão pequenos que não tinha espaço para eu colocar o tripé com o flash, tive que colocar a Emilly de tripé segurando o flash (normalmente ela que segura o bastão de led também).
E as vezes a gente dá muita, mais muita sorte mesmo, e tem uma janela no banheiro para ajudar na luz, até em um contraluz como nessa foto da Carol.
Decidida a luz a ser usada, antes de começar a fotografar e antes de ligar o chuveiro, faça os testes de luz e a fotometria. Durante as fotos não dá tempo...
Se você deixar para acertar luz e fotometria com a moça já no chuveiro, quando você chegar no resultado que você quer a água e umidade já terá destruído a maquiagem e o cabelo dela, por isso faça todos os testes antes.
Depois de tudo isso, finalmente chega a hora dos clicks!
Mas antes, tem que conversar com a modelo sobre a temperatura da água. Sim meninas, tem que sustentar o carão mesmo passando frio.
Quanto mais quente a água mais rápido ficará tudo embaçado, inclusive a lente da câmera.
Muito embora a lente embaçada pelo vapor rende efeito legal também como nessa foto da Simone!
Ai a ordem é explorar todos os ângulos e ideias possíveis no menor intervalo de tempo possível.
Quando o box não vai até o teto, eu sempre começo fazendo fotos em mergulho, de cima para baixo, usando uma cadeira ou banco para colocar a câmera lá no alto.
Confesso que já subi em privada para fazer essas fotos, mas não façam isso, é um perigo danado. Foi antes da pandemia e eu estava mais leve! Hahaha.
Faço então as fotos do lado de fora do vidro, explorando o reflexo do vidro.
E, por fim, faço fotos com a porta do box aberta, as vezes praticamente dentro do box com a cliente/modelo (tomando cuidado para não molhar lente e câmera). Lembra que precisamos de um tempo legal no final da sessão? Parte deste tempo é para secar o desague que o banheiro fica e para eu poder também trocar de roupa antes de ir embora, rsrsrs.
Quanto às poses, tem cliente/modelo que não se importa em “estragar” a make e o cabelo e a gente faz com o rosto fora e dentro do chuveiro. E quando a cliente/modelo quer manter a make para badalar depois da sessão, evitamos o rosto embaixo da água.
Eu não gosto de usar velocidades muito altas no obturador para deixar a água do chuveiro mais fluída dando maior sensação de movimento.
Com todo esse cuidado e planejamento tempos sempre fotos incríveis!
Era para ser um texto curto. Não foi.
Não sei escrever pouco! Hahaha.
Logo estou de volta por aqui. Prometo que dessa vez o intervalo será mais curto.
Beijo meninas! :*
CADU BATISTA