Talvez alguns de vocês tenha percebido que parei de marcar as clientes e algumas modelos nas fotos postadas no Instagram.
E pretendo continuar assim daqui pra frente, vou explicar para vocês alguns dos motivos que levaram a esta decisão.
Acontece que estávamos tendo muitos problemas com caras adicionando as meninas e indo encher o saco com mensagens, além de assédio.
Por mais que a gente siga insistindo que foto não é convite e que nossas redes sociais ou site não é vitrine onde desocupados da vida podem escolher quem eles vão adicionar ao seu bel prazer, ainda segue sendo um comportamento machista de muito homem sem noção nessa rede.
Ontem recebi uma mensagem de um cidadão perguntando se podia pedir um novo ensaio de uma modelo. Quem sabe se ele pagar para ela ou ela me contratar né! Não preciso nem dizer qual foi a resposta que o cidadão tomou.
Fora essas páginas infelizes de “divulgação” que acham que pode pegar foto, postar e marcar as moças sem nem mesmo pediu autorização para a modelo ou para o fotógrafo.
E ai, sabe o que acontece? Toda a experiência maravilhosa que é ser fotografada e ter o registro daquele momento, as vezes passa a ser uma experiência que não tem um desdobramento legal por conta desses merdas.
E ai, ouvindo esses relatos, comecei a desanimar sabe, até em cogitar mudar de ramo de fotografia. Ouvi até que meu trabalho seria o responsável por trazer uma energia ruim e isso me magoou absurdamente.
Mas, por outro lado, quando eu vejo a transformação que aconteceu na vida de algumas meninas que eu fotografei depois do ensaio, o bem que fez para elas, algumas até mudando a forma como elas interagem com o mundo e trazendo mudanças significativas para as vidas delas, eu penso: não posso deixar que meia dúzia de “pau no cu” atrapalhe algo que tem tanto significado.
Então, desde janeiro a regra é a seguinte: cliente autorizou a postagem da foto (o que me deixa agradecido e lisonjeado), eu posto sem marcar o @ dela.
É modelo, pessoa pública, influencer ou SW, ou seja, trabalha com a imagem, eu marco o @ na foto para ajudar o trabalho dela a crescer e prosperar. Estamos aqui para se ajudar.
É cliente e não trabalha com a imagem nas redes, e mesmo assim quer que eu marque seu @ na foto, só avisar que eu marco com o imenso prazer.
Lembrando que 80% dos nossos ensaios não são postados. Se você quer fazer um ensaio comigo e não quer que a foto seja postada, colocamos isso em contrato e você tem essa garantia para sempre.
É uma forma da gente tentar criar um ambiente mais seguro para as nossas meninas sem ter que chegar ao extremo de fechar o perfil e deletar todos os homens héteros que seguem a gente.
Qualquer dúvida só chamar a gente em nossos canais.
Beijo grande e boa semana!
Cadu Batista